cirurgia bariátrica

4 técnicas de cirurgia bariátrica

Primeiramente, é importante ressaltar que quando o assunto é uma cirurgia bariátrica a definição e a escolha do melhor método é sempre do médico e não do paciente. É claro que todas as alternativas disponíveis para o paciente serão discutidas com ele, mas precisamos considerar que é o médico quem avalia qual o melhor procedimento.

Além disso, há uma série de fatores que precisam ser observados e que possuem uma relação direta com a eficácia da técnica escolhida, por exemplo, um paciente que necessita perder uma grande quantidade de peso, provavelmente deverá ser submetido a uma cirurgia bariátrica mais invasiva.

Sabendo disso, vejamos, a seguir, algumas das principais opções de cirurgia bariátrica. Acompanhe!

Tipos de cirurgia bariátrica

1. Banda gástrica

O procedimento que faz uso da banda gástrica, consiste em um pequeno dispositivo que ficará situado na parte inicial do estômago. Ele fica conectado a um tipo de reservatório por meio do qual é possível esvaziar ou apertar o estômago, aumentando ou diminuindo o nível de restrição.

Apesar de ser um pouco invasivo, esse método é reversível, sendo esse um dos fatores positivos. Além disso, é possível fazer os ajustes necessários de forma individual.

2. Sleeve

O Sleeve ou gastrectomia vertical é uma técnica cirúrgica que tem dois pontos importantes: o primeiro, promover a restrição da quantidade de alimento que poderá ser ingerido e, segundo, a retirada de uma parte do estômago, responsável por produzir o hormônio que provoca a sensação de fome.

3. Bypass Gástrico

Geralmente, o Bypass Gástrico consegue promover uma redução em torno de 10% da capacidade total do estômago. Além de restringir a quantidade de comida, essa técnica desvia os alimentos, pulando a primeira parte do intestino, chamada de duodeno.

Com isso, a produção do hormônio grelina (responsável pela sensação de fome) é reduzida enquanto o intestino libera os hormônios responsáveis pela saciedade.

É uma técnica muito interessante, especialmente pelo fato de a perda de peso ocorrer sem episódios de desnutrição e diarreia. Além disso, as doenças que tenham relação com o excesso de peso costumam apresentar uma melhora relativamente rápida.

4. Duodenal Switch

Esse tipo de cirurgia bariátrica consiste na retirada de dois terços do estômago do paciente. O procedimento se assemelha ao Sleeve e é considerado invasiva, por isso, recomenda-se o seu uso para as situações em que é preciso perder muito peso.

Dadas as particularidades desse modelo de cirurgia ela permite que o indivíduo que foi submetido a ela possa consumir uma considerável quantidade de proteínas, especialmente por meio da ingestão de carne.

Observações importantes sobre a cirurgia bariátrica

Analisando pelo lado nutricional, as pessoas que passaram por algum tipo de cirurgia bariátrica precisam fazer um acompanhamento pelo resto de suas vidas.

O objetivo é que o indivíduo não somente receba (e siga) as orientações para a criação de sua dieta, mas também que seja monitorado com relação ao surgimento de possíveis condições relacionadas ao quadro de obesidade ou ao procedimento cirúrgico propriamente dito.

Por fim, é importante saber que o sucesso da cirurgia bariátrica depende muito das medidas adotadas pelo paciente após ser submetido ao procedimento, principalmente, porque todo o processo envolve a adoção de um novo estilo de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe