De acordo com dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas duas últimas décadas a prevalência da obesidade aumentou em todas as faixas etárias, inclusive, na terceira idade. Só para se ter ideia, na população acima dos 65 anos, 8,1% dos homens e 16,7% das mulheres estão obesos.
A obesidade, nessa fase da vida, é uma condição ainda mais arriscada. Entre idosos, há uma maior tendência em deixar de lado a preocupação com a saúde e estética. Soma-se a isso a maior vulnerabilidade física decorrente do envelhecimento natural do organismo.
O próprio avanço da idade pode desencadear ou agravar variadas condições físicas, como, por exemplo, o colesterol alto, a hipertensão, a aterosclerose e o diabetes. Continue lendo o artigo para conhecer os principais riscos da obesidade em idosos e por que esse grupo etário merece atenção redobrada em relação ao peso corporal. Continue lendo para saber mais!
Riscos da obesidade para a saúde dos idosos
1# Derrame
Idosos obesos têm risco aumentado de derrame cerebral. Isso acontece porque o excesso de gordura no organismo pode acarretar o entupimento de artérias, em função do acúmulo de colesterol ruim presente na corrente sanguínea. Tal fator eleva significativamente o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.
2# Doenças cardiovasculares
Os problemas cardiovasculares são comuns na terceira idade, especialmente entre idosos acima do peso. Com o envelhecimento, o coração tende a ficar mais fraco e a obesidade aumenta os riscos de angina e insuficiência cardíaca. Para evitar esses distúrbios, é indispensável consumir alimentos saudáveis, controlar o diabetes e o colesterol, praticar atividades físicas e se abster do consumo de álcool e cigarro.
3# Osteoartrose
Na lista de riscos associados à obesidade na terceira idade não poderia faltar a osteoartrose, condição que causa dores intensas e frequentes nas articulações, como joelhos e tornozelos, além de prejudicar a coluna. O próprio peso corporal é responsável por sobrecarregar o sistema ósseo e articular. Para diminuir esses riscos, recomenda-se o controle do peso, por meio de uma alimentação composta por legumes, frutas, verduras e cereais. A prática de atividades físicas também é bem-vinda.
4#Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 está relacionado diretamente com o ganho descontrolado de peso. A obesidade é um dos principais fatores de risco dessa doença, que atinge mais de 350 milhões de pessoas pelo mundo, das quais, pelo menos 18 milhões são obesas.
Lembre-se que, para impedir a obesidade na terceira idade, é importante adotar uma rotina saudável, que inclua exercícios físicos e alimentação balanceada. As atividades físicas devem ser orientadas por profissionais e liberadas pelo médico, a fim de garantir que os idosos pratiquem exercícios seguros, com a frequência adequada.
Além disso, mantenha o controle da pressão arterial, monitore o colesterol, não fume e visite o médico regularmente, para manter a saúde em dia. Se tais cuidados não forem suficientes para manter a faixa de peso ideal, o médico especialista pode indicar a cirurgia bariátrica. No entanto, este procedimento é realizado em pessoas com até 65 anos.
Cumpre ressaltar que, normalmente, os resultados na perda de peso, índice de complicações e solução de doenças pré-existentes relacionadas à obesidade são bem parecidos com os da população mais jovem.
Quer saber mais sobre obesidade na terceira idade? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!