atividade física

Importância da atividade física após a gastroplastia

A gastroplastia, ao contrário do que pensam muitas pessoas, não é uma solução milagrosa ou permanente para a obesidade. Além disso, estudos realizados nos últimos anos, dentre eles, um que está sendo conduzido pela Universidade São Paulo (USP), apontam que se essa operação não for acompanhada de atividades físicas, seus efeitos não serão tão eficientes.

A seguir, vamos entender melhor sobre esse assunto. Acompanhe!

A gastroplastia e a atividade física

O indivíduo que passa por um procedimento de gastroplastia, precisa ter consciência de que as atividades físicas têm um papel fundamental para que seja evitada a perda de massa magra pelo corpo.

Estudos e pesquisas que relacionam os exercícios com cirurgias de combate e prevenção à obesidade apontam que a prática dessas atividades são essenciais para otimizar e manter a perda de peso após a cirurgia.

Esse fato nos leva a outro ponto: por quanto tempo será necessário praticar alguma atividade física?

A resposta é clara e objetiva: para o resto da vida! Temos que ter em mente que o corpo humano foi feito para se movimentar. Quando nos mantemos ativos uma série de mecanismos fundamentais para a manutenção de nossa saúde, bem estar e qualidade de vida também são ativados.

Por isso, a recomendação é sempre procurar se manter em movimento ao longo do dia. Optar pelas escadas em vez do elevador, procurar caminhar mais, se deslocar mais vezes à pé, até mesmo arrumar a casa já ajuda a manter o corpo funcional.

Claro que isso é apenas o começo. O ideal mesmo é realizar alguma atividade com certa frequência. A dica é escolher aquela que melhor se encaixe ao perfil pessoal: natação, luta, corrida, bike, caminhada, dentre tantas outras opções.

Após a cirurgia, quanto tempo devo aguardar para me exercitar?

Esse é um ponto muito importante, pois varia de pessoa para pessoa. Sendo assim, o médico é quem define o melhor momento para começar. Ele avaliará todo o processo de recuperação, as condições físicas atuais e as necessidades próprias da pessoa.

Alguns métodos cirúrgicos, como a videolaparoscopia, ajudam o paciente a ter uma recuperação mais rápida e, com isso, ele pode começar a praticar exercícios físicos mais cedo.

As cirurgias tradicionais ou abertas, como também são conhecidas, são um pouco mais invasivas e requerem mais tempo para a recuperação.

Mas de uma forma geral, atividades mais simples e básicas, como uma caminhada, já podem ser realizadas pelo paciente que passou por uma gastroplastia já no primeiro mês do procedimento.

Outro fator muito importante, é que a prática de atividades físicas não é importante apenas para o período pós-cirurgia.

Na realidade, pessoas que são ativas ou que começaram a praticar algum exercícios semanas antes do procedimento têm uma recuperação menos sujeita e riscos, mais eficiente e mais rápida.

Por fim, além de adotar alguma atividade física, é fundamental que a pessoa também mude seu estilo alimentar, ficando atenta às orientações passadas pelo médico e pelo nutricionista. É um processo de reaprendizado em muitos casos, mas para a saúde e para qualidade vida, tudo vale a pena!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe