A cirurgia bariátrica é uma alternativa para quem sofre com a obesidade e precisa perder peso depois de ter feito outros procedimentos que não surtiram o efeito esperado.
No entanto, esse tratamento não visa apenas eliminar o excesso de gordura. Ele também pode ajudar a prevenir diversas doenças, que ocorrem devido ao aumento do peso corporal. Com isso, a bariátrica ajuda a controlar alterações orgânicas, como a diabetes e até mesmo a pressão arterial. Alguns estudos demonstraram que a cirurgia controla a pressão alta, proporcionando mais saúde ao paciente.
Por isso, especialistas têm denominado esse procedimento de cirurgia metabólica, já que afeta diretamente a metabolização do organismo.
Para você compreender mais sobre este assunto, abaixo, vamos mostrar como a redução de estômago pode ajudar a tratar a hipertensão. Acompanhe!
O que é cirurgia bariátrica?
Trata-se de um procedimento que reúne técnicas com o objetivo de reduzir o tamanho do estômago do portador da obesidade. É uma opção feita depois que outros tratamentos falharam, como a prática de exercícios físicos, uso de medicamentos e dieta.
Essa cirurgia é destinada àqueles que sofrem com excesso de gordura e desenvolvem doenças provocadas pelo aumento de peso.
No geral, é um tratamento considerado seguro. No entanto, é importante que o paciente também faça reeducação alimentar e atividades físicas após ser operado. Isso ajuda a melhorar os resultados e ter mais qualidade de vida.
De acordo com a Agência de Saúde Suplementar (ANS), a cirurgia bariátrica é indicada para pacientes cujo índice de massa corporal (IMC) seja maior ou igual a 40, ou entre 35 e 40 com pelo menos dois fatores de risco relacionados.
Por que a redução de estômago ajuda no tratamento da hipertensão?
Segundo pesquisa feita por especialistas do Hospital do Coração (HCor), a cirurgia teve um efeito bastante promissor no combate à hipertensão. Cerca de 51% dos pacientes obesos com pressão alta, que se submeteram ao tratamento, apresentaram remissão da doença um ano depois do procedimento.
Ao longo do estudo, 100 obesos hipertensos foram divididos em 2 grupos, sendo que todos se medicavam para tratar a pressão alta. Assim, metade deles passaram pela cirurgia e continuaram com os remédios, enquanto a outra metade recebeu tratamento com pílulas e orientação nutricional.
Como resultado, aqueles que foram operados apresentaram níveis normais de pressão e pararam com os comprimidos. Já o outro grupo não apresentou o mesmo efeito.
Isso ocorre porque o procedimento de redução de estômago diminui os esforços do coração e, com isso, os níveis de pressão tendem a ser controlados.
Mas, essa não é a única vantagem que o tratamento traz para o obeso. Existem outras vantagens relacionadas, tais como:
- diminuição dos riscos de problemas cardiovasculares, diabetes, doenças circulatórias, artrite e distúrbios do sono;
- melhora a autoestima e, consequentemente, o estado emocional;
- aumenta a disposição e o bom ânimo, proporcionando um ritmo de vida mais sadio;
A cirurgia bariátrica é uma opção favorável para quem precisa emagrecer. No entanto, é importante manter uma vida mais saudável para que o resultado seja ainda melhor, além de contar com a ajuda de um profissional qualificado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!