A videolaparoscopia tem sido usada na medicina há mais de um século. Durante muito tempo, essa técnica foi utilizada exclusivamente como ferramenta diagnóstica. A partir dos anos 80, ela começou a ser aplicada com caráter cirúrgico em diferentes especialidades e para finalidades distintas, inclusive nos procedimentos para redução de estômago.
Revolucionária, a videolaparoscopia passou a ganhar espaço devido a seus inúmeros benefícios em comparação com operações abertas, que envolvem grandes cortes e maiores riscos.
Quer saber quais são as principais vantagens da videolaparoscopia na cirurgia bariátrica? Continue lendo o artigo e descubra quais são os pontos positivos desse tipo de cirurgia.
Rápida recuperação
A videolaparoscopia na cirurgia bariátrica reduz significativamente o tempo de operação e acelera a recuperação, uma vez que se trata de uma técnica menos agressiva e mais confortável para quem se submete à redução de estômago. Quem é operado através de videolaparoscopia geralmente retorna às atividades rapidamente.
Menor risco de complicações
Por ser uma cirurgia digestiva minimamente invasiva, as chances de complicações são pequenas. Todo procedimento cirúrgico envolve riscos. A videolaparoscopia na cirurgia bariátrica, entretanto, diminui as possibilidades de infecção, hemorragia, inflamação, entre outros inconvenientes mais frequentes em cirurgias abertas.
Melhor cicatrização
Na cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, o cirurgião faz de 3 a 5 pequenas incisões no abdômen, pelas quais são introduzidos os instrumentos necessários para realizar a operação. Como os orifícios são mínimos, as cicatrizes também são muito discretas, especialmente se comparadas às marcas deixadas pelas cirurgias abertas. Sem dúvida nenhuma, a estética abdominal fica mais resguardada com essa técnica.
Maior mobilidade pós-cirurgia
Uma vez que há menor manipulação do corpo do indivíduo, ocorre não apenas a rápida cicatrização dos tecidos, mas também a facilidade de a pessoa se movimentar com tranquilidade no pós-cirúrgico. Esse fato contribui, inclusive, para a prevenção de problemas como trombose.
Menor dor e incômodo
A cirurgia laparoscópica é realizada sob efeito de anestesia, o que, por si só, reduz a dor e o desconforto durante o procedimento. No pós-operatório, a dor também é menor devido à ausência de grandes cortes ou traumas na região.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!