nódulo na tireoide

Nódulo na tireoide: quando a cirurgia é indicada?

Nódulos na tireoide são cada vez mais comuns. Esta informação pode ser confirmada por um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia. De acordo com a pesquisa apresentada pelo órgão, o número de indivíduos que podem apresentar um nódulo na tireoide pode chegar a 60% da população.

A tireoide é uma glândula de extrema importância para o nosso corpo. Ela se localiza abaixo da laringe e é responsável pela produção de hormônios que controlam os batimentos cardíacos, o metabolismo e a temperatura corporal. 

Por isso, o mau funcionamento desta glândula pode trazer consequências para o organismo como um todo. A presença de nódulos na tireoide pode afetar sua atividade, fazendo com que haja, em alguns casos, a necessidade de intervenção cirúrgica, para a retirada de parte ou de toda a glândula.

No artigo de hoje, vamos falar sobre casos em que a cirurgia de tireoide é indicada. Não deixe de acompanhar!

Como identificar um nódulo na tireoide?

Em geral, as pessoas só percebem o nódulo na tireoide quando a região do pomo de adão, que fica no pescoço, abaixo da laringe, apresenta aspecto inchado.

No entanto, nem sempre é possível identificar a presença de um ou mais nódulos na tireoide, sem que se faça um exame de imagem específico.

O exame realizado, neste caso, é o ultrassom da tireoide com doppler colorido. A partir dele, é possível o acesso a um laudo, que mostrará qual é o tipo de nódulo, quais as suas dimensões, onde ele se encontra, o que há no seu interior e se ele tem algum tipo de vascularização sanguínea.

A partir desta verificação, o médico especialista vai poder precisar se há características malignas no nódulo. Caso ele seja benigno, o profissional apenas fará o acompanhamento, realizando exames de imagens periódicos, para verificar se o nódulo cresceu ou apresentou algum tipo de alteração.

Caso ele apresente alguma possibilidade de ser maligno, o médico fará um acompanhamento mais frequente com o paciente. Em alguns casos, pode ser necessário que se faça uma biópsia, para que se verifique que tipo de alteração está presente no nódulo.

Quando a cirurgia deve ser realizada?

Quando um nódulo tem a probabilidade de se transformar em um câncer, geralmente, o paciente é encaminhado para a realização da cirurgia de tireoide. Este procedimento é conhecido como tireoidectomia parcial, quando apenas uma parte da tireoide é retirada. A tireoidectomia total ocorre quando toda a glândula é removida.

Em alguns casos, em que nódulos benignos cresceram demais, também é indicado o procedimento cirúrgico para a retira de parte ou de toda a tireoide.

Por isso, é de extrema importância fazer exames de rotina nesta glândula. A detecção precoce de nódulos em estágio inicial pode evitar a necessidade da sua retirada.

O paciente que se submete à tireoidectomia total precisa fazer a reposição dos hormônios, que eram antes produzidos pela tireoide. Esta suplementação é de extrema importância para garantir o correto funcionamento de importantes funções do nosso organismo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe