A obesidade é uma doença que vem crescendo assustadoramente nos últimos 10 anos. Segundo o Ministério da Saúde, neste período, o número de obesos, somente no Brasil, cresceu quase 70%.
Caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo, em função do consumo excessivo de calorias na alimentação, a obesidade pode vir acompanhada de uma série de doenças. Entre elas, a diabetes tipo 2, doenças do coração e hipertensão.
No entanto, a obesidade tem tratamento. E para começá-lo, o doente precisa entender que é necessário uma mudança radical no seu estilo de vida. Principalmente, se há outras pessoas obesas na família.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais tratamentos disponíveis na atualidade para tratar o excesso de peso. Não deixe de acompanhar!
Tratamentos para a obesidade
Não há soluções de curto prazo para a obesidade. O segredo, inicialmente, sempre será ingerir menos calorias do que você gasta.
No entanto, em alguns casos mais complexos, pode ser necessária a cirurgia bariátrica. Em geral, ela é empregada quando a dieta, associada a exercícios físicos, não apresentou resultado satisfatório.
Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Esta mudança de hábitos deve ser permanente. Caso contrário, o paciente pode engordar novamente. Acompanhe, a seguir, os principais tratamentos para a doença.
1# Alimentação saudável
A dieta saudável é o primeiro caminho para tentar se livrar da obesidade. Além disso, ela ajuda manter a saúde em dia, de uma forma geral.
A alimentação que auxilia na perda de peso envolve:
- Dar preferência a frutas, legumes e vegetais;
- Trocar alimentos refinados pelos integrais;
- Evitar biscoitos doces e alimentos com muito açúcar;
- Evitar os lanches fast food;
- Reduzir as porções de comida ingerida.
2# Prática de atividade física
Aumentar a prática de atividade física é uma parte essencial do tratamento contra a obesidade. A maioria das pessoas que consegue manter a perda de peso por mais de um ano faz exercício físico regularmente.
O indicado é que pessoas com sobrepeso, ou obesas, façam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Ou seja, uma hora de exercícios durante três dias na semana pode ser suficiente.
No entanto, para uma perda de peso mais significativa, você pode precisar se exercitar 300 minutos, ou mais, por semana. Dentro desse tempo, pode-se encorporar qualquer tipo de atividade que movimente intensamente o corpo. Pode ser corrida, caminhada, natação, andar de bicicleta, limpar a casa ou jardinagem.
Mesmo depois da perda de peso, o ideal é não abandonar a atividade física.
3# Medicamentos
A utilização de medicamentos contribui apenas temporariamente no tratamento da obesidade. Eles nunca devem ser usados como única escolha para a perda de peso.
Boa parte dos médicos são contra o uso dessas substâncias. Isso acontece pois um dos riscos mais preocupantes dos remédios para a obesidade é o de tornar o paciente dependente. Sendo assim, este tipo de tratamento deve ser acompanhado com rigor.
4# Cirurgias para obesidade
Pessoas com obesidade mórbida, e comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem optar pela cirurgia bariátrica, que consiste em reduzir o tamanho do estômago.
A diminuição do tamanho do estômago obriga o paciente a consumir uma quantidade reduzida de alimentos, o que acarreta na perda considerável de peso.
Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM):
- Banda Gástrica Ajustável;
- Gastrectomia Vertical;
- Bypass Gástrico;
- Derivação Bileopancreática.
A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!