Como manter os resultados da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia de redução de estômago, é um dos métodos mais usados e eficientes para o tratamento de pessoas em situação de obesidade e que correm risco de vida.

De acordo com o caso e as necessidades do paciente, ela pode consistir na retirada de parte do estômago ou no “grampeamento” do órgão, com o objetivo de diminuir a quantidade de secreção de grelina — esse é o hormônio responsável por provocar a sensação de fome.

Para garantir a eficiência dos resultados após a cirurgia em questão, é essencial que o paciente adote e mantenha novos hábitos. Lembrando que o reganho de peso é algo recorrente dentre aqueles que passaram pelo procedimento, especialmente devido a essa falta de cuidados.

A seguir, listamos algumas orientações práticas muito úteis para manter os resultados dessa cirurgia e garantir uma maior qualidade de vida. Acompanhe!

Fazer exercícios físicos

As atividades físicas devem fazer parte da nova vida do paciente. Na realidade, elas devem ocupar um espaço prioritário. Exercícios físicos moderados por 30 minutos diários já surtem enorme efeito, não apenas na manutenção dos resultados da cirurgia, mas também para a prevenção de uma série de outras doenças, como as cardiovasculares.

Cuidar da alimentação

Não cuidar da alimentação é o principal motivo de reganho de peso após a cirurgia em destaque. O paciente precisa ter em mente que o estômago tem novo tamanho e, por isso, deverá se policiar ainda mais.

Ele precisa passar por uma reeducação alimentar completa. Por isso, vale a pena buscar orientações com o médico responsável pela cirurgia, com um nutricionista e até mesmo com um terapeuta, pois muitas vezes comer demais pode ter relação com aspectos psicológicos.

Não é fácil consolidar novos hábitos, e isso leva tempo. Mas a alimentação balanceada já deve estar presente na vida do paciente no pós-operatório.

Ter ajuda multiprofissional

A ajuda multiprofissional é fundamental para garantir os resultados da cirurgia bariátrica devido às próprias particularidades da condição que levou ao procedimento.

Vale lembrar que o controle da obesidade é algo em que se deve ter várias frentes de atuação. Por exemplo, citamos no tópico anterior a ajuda de um nutricionista, mas há outros profissionais que também podem ajudar, como os educadores físicos, que poderão orientar melhor sobre o tipo de exercício mais indicado para o perfil da pessoa.

Além disso, o paciente sempre deve manter contato e acompanhamento com o médico cirurgião, para o caso de eventuais dúvidas e possíveis complicações.

Buscar grupos de apoio

Para muitas pessoas, os grupos de apoio são excelentes ferramentas para manter os objetivos e a conduta disciplinada e, assim, evitar cair na tentação de voltar à antiga vida que contribuiu para o surgimento da obesidade.

Dormir bem

Ter boas noites de sono é algo muito importante para manter os resultados da cirurgia bariátrica. Algumas pessoas podem perder o apetite quando não dormem bem, mas não é raro encontrarmos pessoas que comem de forma irregular e muito errada como resultado de noites maldormidas. Então, é preciso ter muita atenção!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião geral no Rio de Janeiro!

O que deseja encontrar?

Compartilhe